Contato

+55 11 2338-4122

contato@narudecor.com.br

Endereço

Alameda Gabriel Monteiro da Silva,
366 – Jardim América
São Paulo/SP    CEP: 01442-000

Siga-nos!

Como usar papel de parede e tecido floral na decoração

16 maio, 2019 | Decoração de Interiores

Como usar papel de parede e tecido floral na decoração

Flores são possivelmente um dos artigos de decoração mais antigos do mundo. Há registros em pinturas egípcias de arranjos que iam desde grandiosos buquês para enterros até simples flores cortadas e colocadas em vasos para embelezar ambientes de maneira simples e sutil. Os lírios, entre outras flores, eram presença constantes nos afrescos daquela época:

Pintura em tumba de mulher com oferendas, disponível em https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/3220

Gregos e romanos costumavam acrescentar essas plantas a suas obras de arte; na China antiga as flores eram eternizadas em pinturas e bordados; no Japão, criar arranjos de flores de forma harmônica – o ikebana – foi inclusive considerado um tipo de meditação budista.

Disponível em http://new.uniquejapan.com/origins-of-ikebana/

 

Dá para ver que a história da humanidade com a temática floral é bastante longa, e que continuam até nos dias de hoje: praticamente em todas as datas comemorativas surgem estandes de venda de violetas, orquídeas e rosas; crianças ainda pegam pela estrada as flores que agradam e levam para presentear os pais e/ou professores. O catálogo da Naru Decor está repleto de belíssimas opções de papel de parede de grife inspiradas naquilo que a Natureza produz de mais belo e harmonioso. Aqui vão algumas sugestões de como incluir o frescor e a vivacidade dos arranjos florais na sua casa:

Em que ambientes posso colocar papel de parede floral?

Romântico e suave

A melhor parte da arte de decorar é a liberdade de fazer suas próprias escolhas e adaptar seus ambientes de acordo com sua personalidade. A dica é sempre estar atento a que tipo de impressão você quer passar com a sua decoração! Por exemplo, se sua intenção é criar um ambiente clássico e elegante que remonte as pinturas renascentistas e as horas de conversa num jardim florido, o portfólio da Casa Mia na coleção Opal está repleto de opções interessantes que combinam perfeitamente entre si.

Para manter a atmosfera delicada das flores em cor de rosa, a sugestão é combinar o padrão floral com esse papel de parede de grife da mesma coleção com listras verticais que mantém a cor de destaque das pétalas em um tom mais ameno. Digno de cenário de novela, não é?

Moderno e arrojado

Já quem procura algo mais sóbrio e moderno que mantenha o ar chique dos editoriais de revista pode apostar nas coleções de papel de parede de grife papel de parede da grife Sketchtwenty3 (Lipari) e Morris&Co (Archive II). Um hall de recepção ou sala de estar combinando os fios metálicos e padrões modernos da Lipari e estampas mais que clássicas desses crisântemos nascidos das melhores mentes da Morris&Co são os exemplos mais práticos e eficientes de que existe o equilíbrio perfeito entre a modernidade e a tradição.

Uma sugestão para evidenciar as belíssimas flores da Archive II é utilizar o papel de parede floral com estampa de crisântemos e aproveitar a cor escura do fundo complementando-a com o brilho do papel de parede da grife Sketchtwenty3, trabalhado em fios metálicos.

A brincadeira de combinar cores também pode ser feita para realçar outros pontos do papel de parede floral, como evidenciar o amarelo de algumas das flores e deixar o ambiente mais iluminado, por exemplo.

Alegre e cheio de vivacidade

Se você estava procurando uma opção divertida e colorida, a coleção de papel de parede Papavera, da Sanderson, tem o que você precisa! A repetição simétrica de estampas combinada com cores saturadas e vivas dá um calor natural ao ambiente. No catálogo da NaruDecor você também encontra tecidos da mesma coleção, o que aumenta suas opções para brincar e misturar as flores da diversão presentes em Papavera.

O traço simples e sem contorno aparente das flores e folhas na parede contra o fundo branco dão impressão de espaço amplo e iluminado, o que seria fantástico em um quarto infantil ou sala de estar, por exemplo. A impressão inicial das cores se intensifica com as almofadas e móveis em tecido floral; seguindo a mesma paleta de cores do papel de parede floral, foi possível fazer com que as estampas se conversem, criando um ambiente harmonioso e alegre.

Como evitar o exagero com as estampas?

Quem costuma acompanhar reality shows de moda ou de decoração já sabe: usar estampas chamativas – nesse caso, as flores – pode dar um friozinho na barriga. Como basicamente tudo na área de decoração de interiores e moda (e, por que não, na vida), você resolve esses problemas com aquela boa dose de bom senso. E, é claro, existem algumas dicas bastante práticas evitar erros gritantes ou combinações não tão harmoniosas:

  • Se você prefere a segurança, aposte em combinar o papel de parede floral com outro de cor sólida; dessa forma, uma estampa não “briga” com a outra, e você terá nas flores o ponto que chama mais atenção. Nesse caso, o ideal é escolher seu papel de parede em cores que existam no padrão floral, como no segundo exemplo dado ali em cima.
  • Caso você seja do tipo mais aventureiro, sempre existe uma forma combinar as estampas para que elas conversem entre si! Uma das táticas é aproveitar paletas de cores parecidas: se um dos papéis de parede que você escolheu tem, por exemplo, as cores magenta, verde e amarelo, as chances de um padrão com as mesmas cores harmonizar com esse primeiro é bem grande!
  • Além de escolher paletas de cores parecidas, você também pode brincar com o tamanho das estampas no seu papel de parede de grife. Que tal ousar com flores grandes e saturadas em cor e misturá-las com as florzinha miúdas e mais suaves, mas quem mantêm entre si o elo das cores em comum?

A Naru Decor oferece em seus catálogos uma infinidade de opções em papel de parede de qualidade com estampas florais e mais uma porção de tecidos que se complementam e fazem da sua casa uma obra de arte. Com essas dicas e a garantia de que os produtos da Naru Decor são da maior qualidade, você também pode transformar sua casa no mais belo jardim.


VER COLEÇÃO